Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de março de 2010

As mulheres e o mercado de trabalho




As desigualdades vividas no dia a dia da sociedade referente às relações entre homem e mulher, não se definiram a partir do poder econômico, mas, especialmente a partir do cultural e do social, formando daí as "representações sociais" sobre as funções de cada um dentro dos variados espaços de convivência, ou seja: na família, na escola, na igreja, enfim, na vida em sociedade.
A discriminação com a mulher acontece desde antigamente, quando os meninos podiam estudar enquanto as meninas ficavam em casa ajudando suas mães com os afazeres domésticos.
Hoje em dia, este preconceito no mercado de trabalho é menor devido ao grande esforço do sexo feminino em provar a capacidade de exercer funções tão bem quanto os homens.
A conclusão é: o cidadão ou a cidadã com maior nível de escolaridade tem mais oportunidade de ascender no mercado de trabalho. Entretanto, mesmo com o grande crescimento da mulher no mercado de trabalho, como já foi colocado, ainda não foram superados os obstáculos de acesso a cargos de chefia e diferenças salariais.
Portanto mulher, o que resta a fazer é estar cada dia mais preparada estudando para poder vencer estes obstáculos e alcançar a carreira com sucesso.
Feliz dia Internacional da Mulher!

Nenhum comentário:

Postar um comentário